quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O direito a vida

O ser humano as vezes brinca de Deus, e acha que pode dispor sobre quem tem direito a continuar vivendo, ou não. Temos esse complexo que volta e meia aflora. É o que faz com que o homem maltrate os animais, e até mesmo lhes ceife a vida. Que direito é esse que achamos ter?

Não falo só dos demais humanos sobre a terra, falo sobre mim mesmo e os demais. Ainda esses dias avistei um gafanhoto, e, num ato de estupidez extrema, chutei o pobre bicho longe. O espiritismo nos manda pensar e saber da nossa responsabilidade, e por conta disso, logo depois do pontapé que eu dei no próprio bicho verde, me veio a culpa: "por que cargas d'água eu fiz isso?"

É um sentimento torpe de poder. Eu sou maior do que você, então eu acabo com a sua vida, e você não pode fazer nada quanto a isso. Quanto há de arrogância nesse tipo de atitude? Deus nos mostra tantas coisas boas, e nós queremos matar. Sabemos que a morte é uma passagem, e não o fim. Deus sabe a nossa hora, mas nós não sabemos a hora dos outros e nem a nossa. Por isso o suicídio é condenado, por isso o homicídio é um crime.

Felizmente, o irmão gafanhoto começou a se debater. Que alívio! Ele só tonteou. Tentava levantar, mas o corpo dele não ajudava, talvez em função de sua aerodinâmica. Então, peguei uma vassoura e o ajudei a levantar-se. Depois de alguns segundos ele começou a andar e seguiu sua jornada, e não vai tentar se vingar, pois não tem consciência do que foi feito, de quem fez ou por qual motivo.

Ah, mas era só um gafanhoto! Aí é que está o erro. Por que um gafanhoto tem menos direito do que viver do que eu ou você? O que o faz pensar ser mais digno do que um gafanhoto, que só cumpre seu papel, sem reclamar ou pedir algo em troca? Ao menos ele faz o que tem de ser feito, e você, faz?

É por isso que eu entendo os vegetarianos e os admiro. Muita gente, por preconceito, os taxa de "naturebas", "amigos do verde", "comedores de alface", e por aí adiante. Eles são sim tudo isso, mas por trás disso tudo, existe a consciência plena, de que os animais também tem tanto direito a vida quanto nós. É lícito que os animais dêem a vida para nos alimentar, mas não significa que possamos dispor a nosso bel-prazer, da vida destes entes, que são tão caros a Deus, quanto qualquer um.

Um dia todos os seres humanos serão vegetarianos.

Eu não sou, confesso que ainda não consigo, o que não é desculpa para não tentar novamente.

Pense nisso: um dia, todos nós fomos animais, apenas passamos deste estágio pelo qual os irmãos animais passam. Um dia, eles serão humanos como nós... mesmo que ceifemos suas vidas. Deus é sábio e bom, e o que ele estabelece sempre acaba acontecendo, mesmo que seus filhos humanos se metam e atrapalhem a trajetória alheia.

A vida é direito de todos os seres vivos.

Abra seu astral para a comida vegetariana, não torça o nariz. Eles não comem só mato como pensam. Existem pratos saborosíssimos desta culinária, eu mesmo já provei e aprovei.

Respeite a vida, somos todos irmãos.

2 comentários: