sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A sabedoria da vida e a linearidade dos fatos

Não há como negar, ou melhor, até há, mas é um tanto temerário. A sabedoria da vida é inegável e dá provas disso diariamente. Pare e repare, seja justo com o criador, seja justo com o que ele te oferece, seja justo consigo mesmo e com o próximo. Seja humilde para aceitar que cada coisa tem seu tempo, seja indulgente para com o irmão, ele não é você, ele não é obrigado a ver e agir como você, seja transigente para entender que ele não está no mesmo tempo nem no mesmo seu estado evolutivo.

Deus não põe nos ombros de um seu filho, um fardo que este não possa carregar. Àqueles a quem foram dados os fardos mais pesados, são os mais fortes para carregá-los. Não encare isso como uma coisa ruim, agradeça pelas dificuldades. Superá-las te faz crescer, aprender, evoluir. Eu sei que é difícil agradecer pelas dificuldades, mas, vale lembrar que o que para nós parece tão grande, se mostra ínfimo diante das privações de outrem.

Lembra: existem irmãos em torno do globo, que sequer tem o que comer, que não tem liberdade de culto e de expressão. Que passam por guerras e privações mil. Será que seus fardos são assim tão pesados?

A vida traça seu rumo, e isso é imutável. Ah, mas e o livre-arbítrio? Bem, o livre-arbítrio te dá direito de escolher o que quer para si, mas isso não significa que o rumo traçado não vá acontecer. Somos livres para escolher, mas a evolução, a aprendizagem no decorrer da vida nos induz a tomar a decisão correta, que é justamente aquela que a vida traçou.

Bom, falamos "a vida", como se ela fosse um ser pensante. Bem, a vida (nossa e de tantos outros) é arquitetada por nós mesmos, antes do reencarne. Está aí a justificativa para aceitarmos o que ela nos traz, já que fomos nós mesmos quem assim pedimos. Está aí a explicação do por que ela é tão sábia, afinal, ela sabe de literalmente TUDO.

E os caminhos podem ser os mais tortuosos possíveis, ou os mais retos, por escolha em vida, ou antes do reencarne. Nada na vida é por acaso, nenhum dos problemas, dos percalços que encontramos estão ali a toa. Algo temos de aprender com o que é posto. E se isso não fica para trás é pelo fato de não termos ainda entendido. De nada adianta tentar passar ao largo, pois a situação volta ali adiante de novo, te levando a reflexão. É complicado aceitar que algo que é tão certo, rui logo aí adiante, mas isso significa que não era tão certo, ou não era o momento.

Simples de entender? sim. Simples de aceitar? nem tanto. Isso também é aprendizado, também é evolução. O espírita crente, já leu, e a interiorização do aprendizado, vai se alicerçando com o que a vida mostra. Tudo é lógico, é perfeito. Deus é justo e soberano, e bom, muito bom. Oferece a seus filhos com todo o amor, inúmeras oportunidades de crescer, de aprender. Aceita como paga um "valor" muito inferior as nossas dívidas contraídas em tantas vidas.

Portanto, ao invés de reclamar e achar que alguém tem algo contra você, raciocine sobre isso tudo, e pense: será que minha vida é assim tão difícil? Não se trata de tirar o mérito de suas dores (das minhas dores, das dores de todos), afinal para cada um de nós, nossos problemas parecem ser os maiores, intermináveis. Acontece que não vivemos sós no mundo, só que o ser humano ainda tem dificuldades para entender (de verdade) esse fato.

Um comentário:

  1. Eu tenho total certeza de que não vivo só, tenho você na minha vida!!! beijos!

    ResponderExcluir